Não podemos definir a educação formativa utilizando apenas uma palavra, pois esta se caracteriza por um conjunto de ideias, que tem como foco principal a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
A avaliação só é considerada formativa quando ela tem por objetivo informar o que o aluno aprendeu, suas dificuldades e facilidades em relação ao conteúdo administrado na sala de aula; Quando o professor é informado sobre os impactos reais de seu trabalho; E quando a avaliação se coloca à disposição de auxiliar o aluno.
Outra questão a ser discutida e a avaliação, que sempre foi considerada classificatória, excludente e punitiva na educação básica, em uma nova maneira de se pensar a educação de forma continua, a nota não é o foco, e sim a aprendizagem adquirida em toda uma vida acadêmica.
Os erros tão exaltados em nossas escolas tradicionais, e é tido como um elemento de punição e repressão, porém em uma escola democrática se visa a qualidade, ética , a transformação e principalmente os avanços de seus alunos; a educação formativa enxergar o mundo educacional de um novo ângulo.
Em minha vida escolar tive contato com diversos professores, muitos me serviram como exemplos positivos( acreditar no potencial do aluno) outros negativos ( desrespeito, apatia e comodidade), mas em todos os casos a avaliação era uma questão delicada, se valorizada o erro e menosprezava os acertos, os alunos não podiam se manifestar e o pouco que podíamos falar deveria fazer parte do senso comum.