terça-feira, 15 de novembro de 2011

Analisando o texto de Marcuschi

Texto: Produção Textual, análise de Gêneros e Compreensão
autor: Luiz Antônio Marcuschi

Os gêneros textuais são instrumentos sociais que servem de mecanismos de controle e poder, assim como o discurso a muito debatido em nossas aulas de TAELP, que teve como base o texto “a ordem do discurso” de Michel Foucaut. São através dos gêneros que podemos exercer e valer os nossos direitos, debater, defender ponto de vista e ser notado pela sociedade.
O nosso país se nomeia democrático (garantindo a liberdade de expressão), onde todos tem o direito de exprimir-se livremente, porém o que podemos perceber é uma censura fantasiada de democracia, onde nossas palavras são cessadas; nem tudo que produzimos ou pensamos pode se repassado. Se a linguagem é um sistema que garante o poder, como fazer para exercer essa liberdade?
O mundo é composto de diferentes culturas, os gêneros também variam entre os países e cidades, podemos notar até mesmo no território brasileiro, onde o regionalismo impera; o Brasil é bastante heterogêneo culturalmente, entretanto a maioria dos livros didáticos não utilizam essa linguagem por considerá-la um elemento não integrante da norma culta da língua, a pluralidade cultural e banalizada e considerado trivial, não devendo fazer parte do contexto da sala de aula. Valoriza-se demais uma unica cultura, a da classe dominadora e elitizada
O respeito a diversidade é ignorado, tanto pela sistema educacional quanto pela sociedade em geral, a intolerância e o preconceito cultural e evidente no meio social. A Linguagem sendo um meio de ação e inserção social não deve ser excluído em suas diferentes formas. Uma educação sensível , que visa incorporar as culturas deve ser o foco de um novo sistema educacional que o Brasil tanto almeja.
O texto de Luiz Antônio Marcuschi, ao mesmo tento que nos relata fatos novos, nos leva a relembrar questões que já foram discutidas nas escolas e que até agora só ficaram nas teorias.

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