quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A avaliação na educação brasileira



Depois de tantos anos sentados nas carteiras da escola, hoje com um pouco mais de conhecimento sabemos que as avaliações não foram, não é e nunca serão neutras. Visando um padrão de qualidade, a avaliação se tornou um instrumento de tortura para muitos estudantes.
Tendo como base um currículo bastante obscuro o professor prepara seus alunos,almejando melhores resultados, para uma maratona de provas (ANEB, ANRESC, Prova Brasil, Provinha Brasil, etc.) .
A avaliação escolar deve ser repensada, já que perdeu seu caráter de compromisso com a aprendizagem, hoje se avalia constantemente , conteúdos que  a escola julga ser essencial.
Podemos utilizar a avaliação como instrumento transformador, quando fazemos dela ( a avaliação) um mecanismo para obter ótimos resultados na aprendizagem; Não se deve confundir avaliação com nota ou conceito.

Um comentário:

  1. SILVANIA, realmente a avaliacao ainda e o nosso calcanhar de aquiles. Fala-se muito em avaliacao formativa mas a pratica e outra. Ainda vejo na sala de aula o medo nos olhos do aluno na hora da prova, como se a prova sozinha provasse alguma coisa. Como educadores, espero que a gente faca a diferenca. bjs, Rosangela Reis.

    ResponderExcluir